RELEASES

Ruth Manoel: Cantora emplaca produções de Samba, Pagode e MPB!

Ruth Helena Manoel, nascida em São José dos Pinhais -PR em 16 de março de 1986. É cantora, compositora, palestrante. Além da carreira musical, atua no mundo corporativo, na área de Diversidade, Equidade e Inclusão. 

Em 2022 deu início a sua carreira profissional na música, com o lançamento de Divindade, Nosso fruto e Tá de Pirracinha, lançadas pela Mafuá Seven Music.

Com shows realizados em Salvador, Curitiba,  Porto Alegre e Rio de Janeiro, Ruth vem se destacando no individual e no coletivo,  a partir da conexão com o movimento As pagodeiras do Brasil e Vem com As Pagodeiras, um coletivo de mulheres envolvidas no samba e pagode que mantém carreiras individuais e reúnem para shows e eventos.

Biografia

Filha de Maria Goretti da Silva e Valmir Euclides Manoel, ambos ativos no berço musical de Santa Catarina, com serestas, rodas de samba e líderes do Bloco de Samba Prisma. Daí vem a sua referência musical no samba e suas vertentes.

Com a separação de seus pais, foi morar em São José dos Pinhais – PR, região metropolitana de Curitiba com sua mãe e irmãos, mas isso não mudou sua relação com a arte. Cada evento familiar era sempre uma grande festa, com diversidade musical, acesso fácil à instrumentos e referências vocais.

Desde os 12 anos tem contato com instrumentos  de percussão e participou de alguns corais entre os 16 e 23 anos e até hoje segue desenvolvendo o canto com aulas de técnica vocal. Seu movimento  profissional se deu após divulgar alguns  de seus vídeos cantando,  conforme  estudava técnicas vocais.

Os palcos chegaram por volta de 2019, por influência de seu irmão mais velho que também é músico e produtor de eventos. Ele abriu as primeiras oportunidades e foi onde o coração vibrou e se entregou ainda mais ao mundo da música, reativando sua paixão  pelas composições.

Em toda a trajetória até  aqui Ruth morou em diferentes cidades e estados: cresceu em Sao José dos Pinhais-PR, morou por 10 anos em Lauro de Freitas-BA e desde 2023 estabeleceu endereço fixo no Rio de Janeiro-RJ. 

Carreira

Ruth iniciou profissionalmente na música com vídeos no youtube e outras redes sociais, que sempre ganhavam a simpatia das pessoas pela forma de cantar e interpretar as canções. 

Entre 2019 e 2022 fez algumas participações cantando em eventos e em 2022, conheceu grandes músicos de Salvador, com quem fez diversas apresentações.

Sua primeira gravação foi Divindade, música escrita para um concurso de música de uma rádio em Salvador. Após esse estímulo, decidiu preparar um audiovisual sob a produção musical e arranjo de Biscoito e lançou Divindade pela Mafuá Seven Music em 2022. Ainda em 2022  gravou Nosso Fruto, também de sua composição e sob a mesma produção e gravadora, lançou a público em março de 2023,  ano em também lançou Tá de Pirracinha

Composições lançadas

Divindade

Data de lançamento: 25/11/2022

Divindade é minha composição, assino como Ruth Manoel e me orgulho de conseguir transformar em música esse alerta social de um modo dançante e humanizado. Ao construir esse samba, me conectei ao que já vivi e ao que a sociedade vive, para alertar sobre a oportunidade que temos de nos respeitar, valorizar e crescer no coletivo. Sem vergonha ou medo, pois há espaço para todas as pessoas. Compus essa música para o concurso de uma rádio baiana, mas a música não avançou na seleção e decidi seguir na produção audiovisual, pois acredito no poder de transformação que a letra e ritmo oferecem para o nosso povo. 

A mensagem central do single é de respeito e oportunidade para todas as pessoas, independente de raça, gênero ou classe social. Em meio a tantas desigualdades com pessoas buscando seu espaço, lutando por oportunidades, mas sem terem portas para abrir, porque a sociedade entende que grupos minorizados não devem ocupar certos lugares e, diante de anos de banalização da sociedade que tem fome, que segue sem moradia, sem emprego e virando chacota na mão dos governantes, somado à relatos diários de violência física e moral motivadas pela discriminação racial e normalização do assédio, estupro e objetificação do corpo feminino, a música divindade nasce como um desabafo e chamamento da sociedade para tudo o que estamos vivendo, que não devemos mais aceitar e reforça que estamos aqui e seguiremos firmes para onde quisermos. É um pedido às Deusas, aqui citando Dandalunda / Oxum para nos proteger. Para que nós mulheres possamos ter a nossa segurança preservada e prosperidade em nosso caminho! É um desejo de que possamos seguir nos afirmando na sociedade e que cada dia mais Mulheres, pessoas Negras, pobres, pessoas com deficiência, LGBTQI+ e Idosos possam dizer: E quem disse, não posso, não devo: Eu estou aqui! E seguiremos firmes nessa caminhada, pois nossa ancestralidade segue conosco e não estão dispostos a desistir. 

Sou uma mulher negra que passou por diversos questionamentos sobre a minha capacidade somente pela imagem, sem a oportunidade de mostrar minhas habilidades e competências. A música traz a ancestralidade como força, caminho e prosperidade e a minha fé está atrelada a essa ancestralidade. 

O desejo é de que as pessoas, ao ouvirem Divindade, sejam impulsionadas a acreditarem que é possível ser e estar em qualquer lugar. Que gere a reflexão em quem ouvir, sobre as violências que alguns grupos passam, para puxar aliados para essa conversa. Que o ritmo da música faça as pessoas vibrarem na mesma frequência, para alcançarmos esse tom de igualdade. 

Divindade não foi a primeira composição, mas com certeza foi o elo para conectar toda essa jornada entre a pessoa e a cantora. 

Nosso Fruto

Data de lançamento: 23/03/2023

Nosso fruto é uma composição de Ruth Manoel e retrata a história de um casal, que sem planejar descobriu a gravidez. Após o susto com a notícia, transbordou amor e planos para a chegada do bebê, mas de modo inesperado a mãe sofre um aborto espontâneo e vem a tristeza pela perda. Com esse momento, bate também a dúvida sobre se poderiam ser chamados de pai e mãe (já que a criança não nasceu). Em meio a tanta dor, fortalecem seu amor como casal, pedem proteção para esse bebê e juntos constroem um novo espaço para a chegada de outro fruto para encher o ninho de suas vidas.

A inspiração veio de um casal muito próximo que passou por esse momento e em meio a tristeza e dor, essa foi a forma de Ruth expressar o que estava sentido e o que gostaria de deixar de mensagem ao casal.

A sensibilidade para capturar momentos vivenciados em seu dia a dia e transformá-los em música vem com muita facilidade, a partir de momentos de conexão consigo mesma.

Embora não tenha o desejo de ser mãe, me conecto muito com o cuidado e esse amor das relações parentais. A letra é um ato de amor, de cuidado e de libertação de um sentimento triste, transformando-o em acolhimento, carinho e fé.

Desde o lançamento a letra se conectou com famílias distintas, que passaram por algum momento de perda e seja qual for o detalhe da história, fica sempre o amor e afeto que as palavras trazem. 

Nessa produção tive a presença de pessoas especiais interpretando o pai e a mãe, o que tornou o vídeo algo especial e com muita verdade.

Tá de Pirracinha

Data de lançamento: 25/07/2023

Composição de Ruth Manoel, Tá de Pirracinha traz um tom divertido para uma pauta recorrente entre homens e mulheres. A inspiração veio por uma discussão constante que ocorre entre homens e mulheres em relacionamentos eventuais. Quem pode fazer o que em um relacionamento? O que mulheres e homens devem aceitar das relações e qual o limite da crítica?

Tá de Pirracinha conta a história de um casal onde a moça foi muito ‘enganada’, até que cansou das situações vividas e passou a não dar importância ao que o rapaz fosse pensar. Viveu outros relacionamentos, mas com um amigo desse rapaz, o que gerou desconforto no mesmo. A grande mensagem fala sobre como ele não tem moral para criticá-la, já que havia feito coisas iguais ou piores. Com a moral dele pequena, ele não tinha espaço para tentar colocá-la no trilho.

Com refrão curtinho e divertido, essa é uma música que faz as pessoas dançarem e se divertirem.

EP Oie

Data de lançamento: 2024

Gravadora: Mafuá Seven Music

Produtor: Marcio Alexandre

Oie é um EP que traz músicas para dançar e se emocionar. Um álbum com composições de outros grandes nomes da Música trazendo Oie de Marcio Alexandre e Jeff Pereira, Não é Não de Rosyl Soares e Brunno Bys e Eu só queria ser Feliz de Nagel Rangel, Alisson Narciza e Ricardo Nascimento. 

As músicas se conectam por retratar as relações humanas de modo direto e como vemos no dia a dia. Ruth as escolheu por se conectar com mensagens que ela acredita e por entender que é a realidade que muitas pessoas gostaria de vibrar e cantar junto. E por isso as interpreta de modo leva, sutil e impactante.

Shows

Com shows repletos de interação com o público, Ruth Manoel apresenta algumas horas de muito samba e pagode com letras, melodias e harmonias que alcançam as pessoas e trazem o melhor da história musical. 

Para eventos grandes ou intimistas, Ruth Manoel é a escolha certa para garantir que os convidados irão cantar, dançar e se divertir!

Influências

Ruth cita Whitney Houston, Elis Regina e Alcione como suas grandes referências musicais. Com certeza admira diversas cantoras de vanguarda e do cenário atual, mas tem essas como primeiro contato desde a infância. 

Na atualidade, além de grandes cantores nacionais e internacionais, traz outras grandes referências de diferentes estilos musicais, como Rihanna, Beyoncé, Iza, Alicia Keys Maria Rita, Sandy, Maria Gadu, Adriana Calcanhoto, Gal Costa, Marilia Mendonca, Adele e Jorja Smith.

Discografia

Conexões e Contatos

(71) 9 9390-9363

ruthmanoel_